Portfólio de Embriologia
Just another WordPress.com weblog

19/08 teórica: Ovogênese; prática: orientação para o portfólio

Na aula teórica de hoje, aprendemos sobre a ovogênese que corresponde à formação de ovócitos. É um processo que se inicia na vida intra-uterina, completa-se após a puberdade e é interrompido na menopausa.
Durante o período fetal, as ovogônias multiplicam-se por mitose. Pouco antes do nascimento, inicia-se a meiose I formando o ovócito primário, que fica estacionado na prófase da primeira divisão meiótica até a puberdade – dictióteno. Após a puberdade, a cada ciclo ovariano um ovócito primário termina a meiose I (horas antes da ovulação) transformando-se em ovócito secundário que começa a meiose II, parando na metáfase II.
O ovócito secundário, estacionado em metáfase II, é ovulado e só completará a meiose II se for fertilizado.

Ao assistir a essa aula, lembrei que, certa vez, minha mãe comentou de uma amiga com cistos nos ovários. Encontrei no site da Sociedade Brasileira de Ginecologia informações sobre essa doença chamada de Síndrome do Ovário Policístico.
A síndrome do ovário policístico é uma condição na qual os ovários, e em alguns casos as glândulas adrenais, produzem mais andrógenos do que o normal. Altos níveis desses hormônios interferem no desenvolvimento e na liberação dos ovócitos como parte da ovulação. Como resultado, sacos cheios de fluidos, ou cistos, podem desenvolver nos ovários. Os folículos imaturos agrupam-se para formar cistos maiores. Os ovócitos ficam maduros dentro dos folículos agrupados, porém eles não se rompem para liberá-los. Como resultado, mulheres com síndrome do ovário policístico geralmente têm irregularidades no ciclo menstrual, como amenorréia (falta de menstruação) ou oligomenorréia (menstruação pouco freqüente). Uma vez que os folículos de Graaf não são liberados, a maioria das mulheres com síndrome do ovário policístico tem problema para engravidar.

Na aula prática, fomos instruídos sobre a forma que deveríamos fazer o portfólio.

Anúncios

3 Respostas to “19/08 teórica: Ovogênese; prática: orientação para o portfólio”

  1. vcs tem mais figuras de ovogenese
    obrigada

  2. Ótima sua correlação clínica com Síndrome do Ovário Policístico…. Estava buscando outras informações na internet e vi que essa desordem atinge aproximadamente 6% das mulheres em idade reprodutiva. Você aprenderá em ginecologia, que essa síndrome tem quadro clínico caraterístico…. As mulheres podem apresentar queixa de aumento de peso, hirsutismo (crescimento de pêlos em face, troncos, etc), acne e alterações menstruais. O tratamento é realizado com ACHO e outras medicações sintomáticas.

  3. quero saber sobre mais o asunto pois estou estudando embriologia i fico muito comfuso sobre


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: