Portfólio de Embriologia
Just another WordPress.com weblog

16/09 Teórica: segunda semana do desenvolvimento embrionário;

Na aula teórica de hoje, conseguimos entender um pouco mais sobre a segunda semana do desenvolvimento embrionário. A professora deixou a sala optar sobre como a aula deve ser dada, se por slides ou através do quadro negro. Felizmente escolhemos o quadro negro.

Muito bom saber que a escolha da aula nem sempre está restrita ao professor.

A professora comentou que a 2ª Semana, mnemonicamente, pode ser chamada de a semana do 2.

Nessa semana o TROFOBLASTO se divide em CITOTROFOBLASTO e SINCICIOTROFOBLASTO.

Nela, o EMBRIOBLASTO se divide em EPIBLASTO e HIPOBLASTO; a MESODERME EXTRAEMBRIONÁRIA divide-se em porção somática (reveste o saco amniótico) e porção esplâncnica (reveste o saco vitelino).

Além disso, formam-se 2 cavidades: CAVIDADE AMNIÓTICA E CAVIDADE VITELINA.

Essa semana está relacionada com a formação do disco bilaminar, com o término da implantação, com a reação decidual, com o estabelecimento da circulação útero-placentária inicial e com a formação das Vilosidades Coriônicas Primárias.

O que mais chamou minha atenção foi o OVO CEGO, que acontece quando o concepto não se implanta de forma adequada no corpo do útero. É necessário que a parte do embrioblasto esteja voltada para a parede para que, através da massa sincicial a parte do “embrião” seja mais bem nutrida pelos capilares sanguíneos do corpo do útero. Caso isso não aconteça, o trofoblasto se desenvolverá mais que o embrioblasto.

A placenta e realmente um órgão incrível. Além de fazer secreção endócrina de hormônio lactogênio placentário (LDL), gonadotrofina coriônica humana (HCG), progesterona e estrógeno, também produz glicogênio, colesterol e ácidos graxos, alem de participar do metabolismo do bebê durante o inicio da gravidez.

Durante o primeiro e segundo trimestre de gravidez, a placenta é formada por sinciciotrofoblasto, citotrofoblasto, tecido conjuntivo da vilosidade coriônica e endotélio dos capilares fetais. Já no terceiro trimestre, não há citotrofoblasto, pois este desaparece. Foi isto que observamos nas lâminas histológicas durante a aula prática: o desaparecimento do citotrofoblasto do 2º para o 3º trimestre de gravidez.

Anúncios

3 Respostas to “16/09 Teórica: segunda semana do desenvolvimento embrionário;”

  1. pongan videos sobre el tema..

  2. QUERO SOBRE SEGUNDA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO DO CELOMA INTRA EMBRIONARIO

  3. muito resumido tem muitas coisas acontecendo ai que você se quer disse mas vale como orientador para pesquisas um abraço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: