Portfólio de Embriologia
Just another WordPress.com weblog

Aula do dia 07/10 Quarta semana

imagem2

AULA TEÓRICA: PROVA

Esse foi o dia da prova e o do meu aniversário também… Que grande presente… O problema foi que viajei no final de semana e não tive muito tempo para estudar, porém fiquei feliz por ter conseguido uma nota razoável. A nota do portfólio não foi tão boa. Nessa continuação do portfólio procurei seguir as dicas do professor Bruno para me sair melhor. Deu trabalho, mas pesquisei vários artigos e selecionei um para cada aula, os mais interessantes. É possível encontrar o título, o resumo e o link de cada artigo.

Na aula prática, foi estudada a quarta semana . Segue um pequeno resumo dessa aula:

Na quarta semana, uma cavidade interna divide os somitos em dermomiótomo e esclerótomo. As células do esclerótomo diferenciam-se e circundam a notocorda para formar a coluna vertebral e as costelas. As células do miótomo, por sua vez, irão formar posteriormente os músculos dos membros e da parede do corpo. As células do dermátomo remanescente formarão a pele do tronco.

imagem31

Considero o seguinte artigo relevante por ele oferecer bons detalhes da formação de células musculares apartir do miótomo.

Título: Ultrastructure of developing human muscle: the problem of multinucleation of striated muscle cells

Resumo: As células musculares estriadas dos vertebrados são de origem mesodérmica, particularmente do mesoderma para-axial localizado nos somitos. No embrião humano de 32 dias cada somito inicia um processo de diferenciação em três porções: o miótomo que dá origem ao músculo, o dermátomo e o esclerótomo. No miótomo proliferam as células musculares embrionárias mononucleadas, os mioblastos. A partir da oitava semana de vida embrionária já são observadas células musculares mais diferenciadas, os miotubos: são células com mais de um núcleo de localização central. Ao redor dos núcleos, são observadas as miofibrilas. A partir do quinto mês de vida intra-interina, os núcleos migram para a periferia do citoplasma, para as porções sub-sarcolêmicas, dando origem às fibras musculares propriamente ditas. Há três teorias sobre o mecanismo de multinucleação das células musculares: a) cada célula muscular multinucleada é um sincício resultante da fusão de várias células musculares mononucleadas; b) divisão do núcleo, sem divisão do citoplasma (amitose); c) ocorrência de ambos os processos. No presente trabalho, foram estudadas por microscopia eletrônica células musculares provenientes de 27 fetos humanos variando de 9 semanas de vida embrionária até 9 meses. Foi possível se observar que mioblastos em mitose são comuns entre os miotubos e que os mesmos localizam-se entre a membrana plasmática e a membrana basal dos miotubos. Foi possível ainda se observar em vários campos examinados a presença de mioblastos situados nas extremidades de miotubos ou entre dois miotubos longitudinalmente dispostos cujas membranas plasmáticas justapostas encontravam-se em degeneração sugerindo uma possível anexação das células mais jovens (mioblastos) pelas células mais diferenciadas (miotubos). Se isso realmente ocorre, o fato poderia em parte explicar o fenômeno da multinucleação das células musculares estriadas (AU).

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=33653&indexSearch=ID

Algumas características fisiológicas e histológicas sobre o tecido muscular foram vistas no primeiro período com a professora Irlena e a Léa. A abordagem embriológica sobre o assunto ofereceu ainda mais calreza sobre aspectos miológicos do ser humano.

3muscle_port

Anúncios

Nenhuma resposta to “Aula do dia 07/10 Quarta semana”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: