Portfólio de Embriologia
Just another WordPress.com weblog

05/08 teórica: Filme Milagre Diário; prática: Genitália interna


Na aula teórica de hoje, podemos entender melhor quão difícil e estressante é a batalha da gravidez tanto para a mãe quanto para o concepto. O filme O Milagre Diário, produzido pela BBC, mostrou que não é tão fácil engravidar como muitos pensam e mais complicado ainda é vencer a trajetória que inicia na ovulação e na maratona dos espermatozóides rumo ao ovócito II e termina no momento do parto.

Ficaram mais bem elucidados os mecanismos de defesa do organismo feminino contra uma gravidez ectópica ou uma não disjunção cromossômica.

O drama de um casal que teve problemas para ter filhos logo após a decisão de programarem uma gravidez foi acompanhado pela BBC e utilizado como exemplo no filme Milagre Diário. O que mais impressionou no filme foi uma imagem acelerada da mulher desde o momento em que ficou grávida até dias antes do parto. Não há dúvidas sobre quão grandes são as transformações no organismo da mãe e quão rápido o concepto ganha massa e volume.

A estratégia do filme foi eficaz no sentido despertar ainda mais interesse nos alunos a respeito dos complexos mecanismos que protagonizam o desenvolvimento intra-uterino. Pena nossas aulas teóricas serem ministradas tão cedo, o que inevitavelmente reduz o rendimento, visto o prejuízo causado à atenção pelo sono. Seria muito vantajoso se no próximo semestre as aulas teóricas não começassem às 07h30min.

Na aula prática fomos mais bem orientados sobre os aspectos principais da genitália interna feminina. Entre eles, a existência da vagina, um “tubo” com epitélio de revestimento escamoso pluriestratificado pavimentoso não queratinizado, a qual funciona como uma via de transporte desde a vulva até o colo uterino. Também foi mencionada a existência de um orifício cervical interno e um externo, os quais não coincidem com os orifícios cervicais interno e externo histológicos, e também a existência de uma zona de transição do epitélio da vagina com o da porção inicial do útero chamada junção escamo-colunar (JEC).

Ficou claro que o útero apresenta um istmo, uma parede e uma cavidade uterina. O epitélio que reveste a parede uterina é chamado de endométrio, ele reage às variações hormonais próprias do ciclo menstrual feminino. Na constituição da parede entra uma parte muscular chamada de miométrio e uma mais externa chamada de perimétrio. A divisão da tuba uterina (algo já visto em histologia) em porção intramural, istmo, ampola e infundíbulo foi mostrada na peça anatômica, com destaque para a ampola, local onde mais acontecem as fecundações.

1.Endométrio;2.Miométrio;3.Perimétrio

Uma resposta to “05/08 teórica: Filme Milagre Diário; prática: Genitália interna”

  1. Felipe, acho que deveríamos organizar um abaixo-assinado para mudar o horário de início das aulas teóricas…hehehe Que tal iniciar o aprendizado às 9 horas???hehehe 😛


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: