Portfólio de Embriologia
Just another WordPress.com weblog

23/09 Terceira semana do desenvolvimento embrionário

A terceira semana do desenvolvimento embrionário, assim como a segunda, também apresenta um mnemônico. Ela é considerada a semana do 3.

Nela, 3 estruturas axiais são formadas: linha primitiva, notocorda e tubo neural; 3 folhetos embrionários são constituídos: ectoderme, mesoderme e endoderme; a mesoderma embrionária se segmenta em 3: mesoderme paraxial (forma somitos), mesoderme intermediária (forma sistema genito-urinário) e mesoderme lateral (forma parede do corpo e derme); as vilosidades coriônicas têm 3 estruturas: citotrofoblasto, sinciciotrofoblasto e eixo conjuntivo.

Na terceira semana ocorre a formação da linha primitiva. São as células do epiblasto que fazem parte de sua formação. A formação da linha primitiva ocorre no sentido cefálico. Sobre a linha há um sulco, o sulco primitivo, através do qual as células migram. Na extremidade cefálica do embrião forma-se o nó primitivo. Com o crescimento da notocorda e do embrião, a linha primitiva regride, porém não no sentido cefálico, e sim no sentido caudal.

Gastrulação

O evento mais importante da terceira semana de desenvolvimento é sem dúvida a formação dos três famosos folhetos embrionários, aqueles mesmos que vemos desde a época de cursinho

Agora que estamos na faculdade, temos que saber muito mais detalhes sobre a gastrulação, que não é tão simples quanto parece, porém não é complicada.

Na gastrulação, ocorre intensa migração celular através da linha primitiva. Temos diferenciação celular e estabelicimento dos eixos corporais. Para tornar mais didático, a professora Patrícia T. fez um colega nossa “gastrular” em plena sala de aula: o escolhido foi o Yorgos. Foi feita uma representação teatral, na qual ele se soltou da linha primitiva, degradando suas junções intercelulares e sua membrana basal.

A endoderme provém de células do epiblasto que se intercalam entre células do hipoblasto. A mesoderme provém do sulco primitivo (formado de epiblasto). A ectoderme provém das células que permaneceram no epiblasto.

Perturbações na gastrulação podem ocasionar problemas para o bebê. Durante a aula, nos foi passada 3 anomalias, descritas a seguir:

  • Teratoma Sacrococcígeo

Quando a linha primitiva permanece na região sacrococcígea. Por serem células pluripotentes, originam tumores contendo várias partes do corpo. Foi dito pela professora que se encontra dentes, cabelo, pedaços de osso, etc… Geralmente é diagnosticado por ultra-sonografia e na maior parte dos casos é benigno. Recomenda-se geralmente cirurgia imediata.

  • Sirenomelia ou disgenesia caudal

Ocorre devido à formação insuficiente de mesoderma na porção caudal do disco embrionário. Como este mesoderma contribui para a formação dos membros inferiores, sistema urogenital e vértebras lombossacrais, o resultado é o aparecimento de anomalias nessas estruturas. Pode estar associado à diabetes gestacional.

  • Evisceração e regressão caudal

Falta de mesoderme na parede abdominal. Em geral, ocorre aborto no primeiro trimestre de gravidez.

  • Acrania e Meroencefalia

É incompartível com a vida. Ocorre devido a falha no fechamento do tubo neural, durante a 4ª semana de desenvolvimento. Não há formação de calvária, e há extensos defeitos na coluna vertebral. É associado com carência de ácido fólico.

23 Respostas to “23/09 Terceira semana do desenvolvimento embrionário”

    • o desenvolvimento do embrião nesse período requer muito cuidado principalmente na terceira quarta e quinta semana onde estão se desenvolvendo não ingerir bebidas alcoólica,drogas é o primeiro passo para se evitar anomalias e ir ao medico periodicamente.

  1. que deberiamos ser mas responsables y no poner objecion en los medicamentos que nos reseta nuestro ginecologo no es justo que nuestros hijos pagen las las concecuencias de nuestros actos debemos tener conciencia de tener un embarazo responsable y amar la vida

  2. faço enfermagem e gostaria de receber novas imagens.
    obrigada!

  3. Faço enfermagem gostaria de esta sempre recebendo imagens e materias.
    Desde já agradeço.

  4. Faço enfermagem e gostaria de receber material com fotos
    obrigado

  5. gostaria de receber imagens huntamente com as causas…para complementar meu curso de enfermagem….obrigada

  6. Felipe, estudo Medicina e estou precisando de detalhes com explicação da 3ª semana de desenvolvimento embrion. Incluindo os genes formadores da cabeça: OTX2;LIM1; HESX1; Fator Secretor de Cereberus…BMP4; Cordina; Nogina; Folistatina; Nodal; Lefty2; PITX2 (FGF8).
    Se puder me ajudar te agradeço muito pois meu prof. não dá aula e pensa que somos autodidátas.
    Grata, Helena

  7. Soou estuDaantee dee EnfeRmageem tbéeiim ((coomo a LeiiLanee)) ee gOstaRiia de receeber maTéeRiias e COnteeúDoos siimiiLarees pOr emaiL. . .
    Graataa!
    Att.

  8. Gente estou assusta com tudo que vi.
    é impressionante & triste.
    gostaria de me manter informada mais sobre isso,
    muito obrigada
    e que Deus te abençoe,
    JESUS AMA VOCÊS

  9. faço biomedicina e fiquei chocada com tudo que vi.
    espero obter mais informações.

  10. Sou estudante de enfermagem e gostaria de novas imagens sobre o assunto…

    Obrigado!

  11. me duele el solo pensar en tener un hijo asi, la verdad, si me tocara ser su papa, tomaria un cuchillo, y le quitaria tal sufrimiento…

    si un dolor de estomago, aveces es como para morirse, cuanto mas dolera tener el higado afuera?…

    si la autoestima de la gente, se daña por un grano, como viviria una persona en este estado?

    no seria tan cruel como para dejar vivo a mi hijo asi…

  12. Adorei seu portifolio! Foi bem util pra mim! Tbm faço medicina e o método PBL exige dos alunos ”independencia” na busca pelo conhecimento. É mto dificil ”se virar” pra aprender! hsuhshaushua!Mande-me novidades!

    • Olá Bárbara! Que bom que gostou do portfólio. Então… Faz algum tempo que eu não o atualizo, mas se surgir alguma dúvida pode perguntar, sempre faço o possível para respnder.

      Um abraço e bons estudos

  13. Olá, sou estudante de ciencias biológicas e gostaria de informações sebre os efeitos do álcool, fumo, maconha, cocaína e craque durante o desenvolvimento embrionário, se possível me responda. Obrigada

  14. faço biomedicina moro no estado do para e fico muito sastifeita, em manter me atualizada sobre assuntos relacionados ao nosso tão misteriosos corpo, de inicio ao fim. desde ja agradeço por qualquer atualização.

  15. Gostaria de saber mais sobre a 3 semana

  16. olá sou estudante de enfermagem,gostariaa de receber informativos refernte a estes assuntos,estou sempre pesquisando na materia citologi e histologia,agradeço a atenção desde ja

  17. faco Biologia e gostei muito seu portifolio..


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: